Translate

segunda-feira, 27 de julho de 2015

O que são Nutracêuticos?

          “Deixe o alimento ser o seu remédio e o remédio seu alimento”, já dizia Hipócrates se referindo ao poder medicamentoso dos alimentos.

        Zeisel ( 1999 ) definiu nutracêuticos como: suplementos alimentares que contém a forma concentrada de um composto bioativo de alimento, apresentado separadamente da matriz alimentar e utilizado com a finalidade de melhorar a saúde.
      Os nutracêuticos compreendem não apenas nutrientes tradicionais, como vitaminas, sais minerais, aminoácidos ou ácidos graxos poli-insaturados, mas também não-nutrientes como as fibras, além de várias substâncias que contribuem para a prevenção e cura de doenças.
         A ANVISA, com o objetivo de definir e regulamentar esta classe de alimentos, constituiu uma Comissão de Assessoramento Técnico Científico em Alimentos Funcionais e Novos Alimentos ( CTCAF ), com a finalidade de estabelecer normas e critérios para a comercialização destes alimentos.
        Está havendo, hoje em dia, um grande aumento da expectativa de vida da população, concomitante a isso, as pessoas estão se preocupando com a alimentação funcional, isto é, recorrendo aos alimentos que auxiliem na prevenção de doenças ou deficiências, como por exemplo, o licopeno do tomate, o resveratrol do vinho e os fitoesteróis da casca da uva.
       São várias as classes de Nutracêuticos, como os Fitoestrógenos, Fitoesteróis, Antioxidantes, Antitumorais, Imunológicos, Osteológicos, entre outras. Destaco entre os Nutracêuticos, também, os compostos naturais estimuladores da Termogênese, que auxiliarão no emagrecimento, que são as catequinas, xantinas, ácido linoléico conjugado ( CLA ), efedrina, sinefrina, salicilatos vegetais e o ácido hidroxicítrico.
       Esses compostos são uma das principais apostas para o futuro da indústria química, pois atendem à crescente demanda por produtos que ajudem a sociedade na busca por uma vida com mais saúde e qualidade.
      Não posso deixar de mencionar que está aí uma excelente oportunidade de expansão e prática da Prescrição Farmacêutica. Se temos conhecimento da legislação pertinente e conhecimento técnico e científico, é hora de colocar nossos serviços clínicos e assistência à favor do paciente. Mãos à obra!


Autora: Drª Talita Borges

Farmacêutica e BiólogaMestre em Ensino em Ciências da Saúde e Ambiente, Pós Graduada em Prescrição Farmacêutica, Especialista em Homeopatia pelo IHB, Titulo de especialista pela ANFARMAG, Presidente da AFAERJ, Coordenadora da Câmara Técnica de Homeopatia do CRF-RJ, Conselheira Suplente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do RJ, Coordenadora do CRF-RJ 2014-2015 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso Aplicação de Injetáveis